Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Como lidar com a quebra de rotina? Birra de George e Charlotte chama atenção

25 de Julho de 2017 | Comportamento - Notícias

Da Redação

royal-family chris jackson. jpg.jpg (564 KB)
Foto: Chris Jackson/People

Se as mudanças na rotina são desafios para os adultos, para as crianças elas podem ser ainda mais complicadas. Isso acontece inclusive com a família real britânica, Kate Middleton e príncipe William estão em visita diplomática a diversos países da Europa acompanhados de seus filhos: George, 4 anos, e Charlotte, 2 anos. A mudança no dia a dia parece ter afetado o comportamento dos pequenos príncipes que foram flagrados pela mídia e rapidamente chegaram às redes sociais.   

Esta semana, o vídeo em que Kate chama a atenção da filha Charlotte após a pequena se recusar a entrar no avião chamou a atenção de internautas ao redor do mundo. O vídeo é curto e foi filmado por um dos repórteres da revista People, nele Charlotte faz birra para não embarcar e inclusive finge cair enquanto caminha mãos dadas com sua mãe. A reação de Kate é firme, abaixa conversa com a pequena e a levanta do chão. Veja a seguir no vídeo:

Outro episódio protagonizado pela família real recentemente foi quando príncipe William chamou a atenção do filho George ao sair do avião em Varsóvia (Polônia). Assim como Kate, William conversou com o menino que em resposta fez um “beicinho” fotografado também pela Revista People. Veja na imagem abaixo:

resvista people.JPG (46 KB)
Foto: Chris Jackson/Revista People

A birra é um comportamento comum durante a infância, e para entender um pouco mais a respeito da situação a Canguru conversou com a especialista Uiara Leoni Pales, graduada em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Pales explica que é natural que frente à mudanças bruscas na rotina as crianças demonstrem comportamentos alterados.

Sobre George e Charlotte, a psicóloga ressalta que “Elas são crianças normais, pequenas e que ficam expostas a muita coisa. Toda criança tem momentos de agressividade e, assim como os adultos elas têm toda a gama de sentimentos dentro delas, mas não têm o mesmo entendimento dos adultos para lidar com as situações.”. Como por exemplo o cansaço causado por viagens, diversos compromissos e possíveis trocas de fuso horário.

A psicóloga conta que muitas vezes a birra quer dizer algo aos pais, é uma maneira de a criança expressar cansaço, estresse ou algum outro descontentamento. Ainda segundo Palis, quando isso acontece em graus mais elevados pode caracterizar um problema e é necessário procurar ajuda.

Como lidar com a mudança: Para situações em que a quebra de rotina está prevista a psicóloga recomenda que os pais mantenham uma comunicação saudável com os pequenos, avisando o cronograma, os lugares onde vão e preparando a criança para o que está por vir. Uma ressalva feita pela profissional é a de que eventos futuros causam um sentimento de ansiedade nos pequenos, então para evitar que a criança se sinta ansiosa é sempre bom avisar com relativa proximidade, sempre levando em consideração a linguagem mais adequada para a idade da criança.

Para minimizar os efeitos da troca de rotina no comportamento dos pequenos a psicóloga recomenda tentar ao máximo manter elementos da rotina original. Manter elementos com o qual a criança está familiarizada para que ela não perca seu referencial e explicar que as novidades são temporárias também podem ajudar a compreensão dos pequenos conclui Palis.  

Veja também: