Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Você é organizado?

08 de Outubro de 2018 | Notícias - Artigos
artigo-juliana-organizacao-163208_1280.jpg (87 KB)
Foto: Pixabay

 

Por Juliana Moraes Aragon*

A organização traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Também ajuda a poupar tempo, espaço e dinheiro. Ser organizado é viver de forma saudável.

Mesmo assim, há algum tipo de resistência em relação ao a viver organizado: alguns afirmam que é frescura ou luxo. Outros, admitem que são desorganizados mas que se encontram na própria bagunça. Outros, ainda, suplicam para que o dia tenha mais do que 24 horas.

A vida moderna e a evolução dos tempos têm levado a uma mudança no comportamento de muitas famílias. As mulheres passaram a assumir outras responsabilidades além de cuidarem das rotinas dos filhos, da casa e de si mesmas. Com tantos afazeres e necessidade de usar o tempo e o espaço de maneira mais eficiente e produtiva, a procura por organização disparou nos últimos anos.

Quem não sonha em ficar mais tempo com os filhos ou com o marido ou a esposa? Quem não gostaria de poder frequentar mais a academia, praticar um esporte ou mesmo ter um tempinho extra para outras atividades e até mesmo para dormir?

O tempo é algo tão precioso que não pode ser doado, comprado nem emprestado. E a organização vem justamente nos ajudar a aproveitá-lo da melhor forma possível.

Que tal seguir alguns passos para mudar os velhos hábitos, ter uma rotina mais tranquila e produtiva?

  • Adote a prática de descartar os objetos que não usa mais ou que possuem alguma avaria e se desapegar deles. Ao tornar essa tarefa uma rotina, você desperta em toda a família um costume que com certeza passará a fazer parte do cotidiano da casa;
  • Seja disciplinado e use sempre uma agenda. Ela pode ser física ou digital, o importante é usá-la! A organização e disciplina andam sempre juntas e a agenda funciona como uma bússola apontando o caminho a ser seguido. Use e abuse dessa ferramenta;
  • Crie procedimentos e rotinas que possam ser facilmente seguidos por todos da família;
  • Participe seus filhos da organização dos próprios quartos. Não ache que essa tarefa os deixará cansados, estressados ou frustrados. Proporcionar desafios e tomadas de decisões hoje os treinará para situações futuras;
  • Determine um “endereço”, ou seja, um lugar fixo para cada objeto. Assim, guardá-los depois de usá-los será uma tarefa fácil;
  • Por último, passe no fim do dia com um cesto vazio recolhendo algumas coisinhas que ficaram fora do lugar e guarde-as em seguida. Você não gastará mais do que 10 minutos devolvendo tudo em seu devido lugar, claro, isso se cada objeto já tiver uma “casinha” para morar!

A organização não só traz praticidade e produtividade como também gera uma sensação de paz e alívio. A energia do velho dá lugar às novas energias. Tente ser organizado, tenho certeza que não irá se arrepender.

*Juliana Moraes Aragon é formada em administração de empresas, com experiência no ramo do mercado financeiro e, como empreendedora, em organização de eventos. Há três anos, fundou a Ju Aragon Organizer, em que presta consultoria em organização profissional, na área residencial e corporativa, e ministra workshops sobre o assunto.

 

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)